O Que os Tucunarés Gostam de Comer

503
O Que os Tucunarés Gostam de Comer
O Que os Tucunarés Gostam de Comer

O tucunaré é um peixe de água doce encontrado principalmente na América do Sul, ele é conhecido por ser um predador muito voraz, além de ser o favorito na modalidade de pesca esportiva e agora vamos aprender o que os tucunarés gostam de comer. 

Sua dieta é grande e inclui uma variedade de presas dependendo do ambiente em que vive.

Isso quer dizer que ele é adaptativo, e vai se alimentar de espécies que encontrar conforme o local onde vive ou onde for implantado.

A Culpa não é só do Tucunaré

O fato de se alimentar de seres vivos gera uma popularidade negativa para a espécie.

As pessoas afirmar que o tucunaré é responsável por diminuir o volume de peixes de outras espécies por ele se alimentar de quase tudo.

Mas é uma inverdade, pois, a diminuição de espécies está mais relacionada a pesca excessiva, seja ela com utilização de redes, arpões ou até mesmo iscas artificiais.

Também existe o impacto do grande número de barragens, que modificam o leito original dos rios e impedem que muitas espécies subam para se reproduzirem ou não encontrem ambientes ideais para a reprodução. 

E também temos o grande volume de poluição dos rios que aumenta cada vez mais.

Se o tucunaré fosse o único vilão da história, a bacia do Tocantins, sendo o local de origem do Tucunaré azul, não teria a variedade de espécies que tem. Concorda?

O Alimento que os Tucunarés Gostam de Comer deu Origem às Iscas Artificiais

De forma geral, o tucunaré vai se alimentar tanto de espécies aquáticas quanto de espécies terrestres se houver oportunidade.

É por este motivo que existem inúmeros modelos e tipos de iscas artificiais para se pescar o tucunaré.

Existem iscas que imitam insetos, na superfície da água pode ser um peixe ferido, um réptil atravessando o rio, um peixinho assustado em fuga, um sapo nadando, etc.

Mas lembre-se que não saber a origem, o motivo da construção de um tipo ou modelo de isca é um erro capital, pois, a maioria dos pescadores infelizmente tem foco apenas no nome e na marca que fabricou a isca.

Muitas vezes as pessoas só querem saber se ela atua na superfície ou na profundidade sem saber o motivo pelo qual ela foi criada.

É o mesmo que utilizar algo sem saber o porquê, sem saber o motivo ou a razão pela qual a isca foi criada. 

Este é um dos motivos pelo qual pouquíssimas pessoas conseguem ter ótimos resultados usando as iscas artificiais, acham que basta recolher e dar toque de ponta de vara em qualquer isca, em qualquer momento e lugar.

O Menu com as Espécies que os Tucunarés Gostam de Comer é Extenso

Aqui estão alguns dos principais alimentos que os Tucunarés Gostam de Comer, geralmente eles consome:

Pequenos peixes: O tucunaré é conhecido por ser um predador ágil e voraz, ele se alimenta principalmente de peixes menores, como alevinos e peixinhos. 

Mas sua boca larga e lábios que parecem uma lixa são adaptados para capturar e consumir presas quase que da metade do seu tamanho.

Camarões e crustáceos: em ambientes aquáticos que oferecem uma variedade de presas, o tucunaré também pode se alimentar de camarões e outros crustáceos.

Esses itens alimentares fornecem uma fonte adicional de proteínas e nutrientes no seu cotidiano que foca em comer e reproduzir.

Insetos terrestres: os Tucunarés Gostam de Comer insetos que acabam caindo na água, é uma fonte de alimento diferenciada que faz com que ele ataque de forma voraz na superfície.

Podemos dizer que estes seriam o caviar, enquanto os alimentos que estão debaixo d’água seriam o arroz com feijão.

Pequenas aves: pequenos pássaros e seus filhotes que caem ou que estejam nadando sobre a água também são alimento para o tucunaré. 

Um exemplo são os filhotes dos patos, por exemplo, que se tornam vítimas enquanto pequenos e fáceis de ser abocanhados enquanto nadam.

Insetos aquáticos: larvas de mosquitos, besouros aquáticos e outras formas de vida aquática também fazem parte da dieta do tucunaré. 

Em áreas onde há abundância desses insetos, eles podem ser uma parte significativa da alimentação do tucunaré.

Anfíbios e répteis: o tucunaré é conhecido por sua adaptabilidade e pode incluir na dieta anfíbios e pequenos répteis em sua dieta.

Estes são o foco como alimento, especialmente em ambientes mais diversificados, como lagos, rios e pântanos.

Conecte as Iscas Artificiais ao Comportamento do Peixe

A escolha da isca ou método de pesca vai depender das condições específicas do local e do comportamento alimentar do tucunaré naquele ambiente. 

É sempre útil consultar pescadores locais ou guias de pesca para obter informações mais específicas sobre o que funciona melhor em determinada região.

Porque assim, mesmo estando no local certo e na condição certa, e às vezes até visualizando o peixe, muitos pescadores não conseguem capturar, pois lhes falta conhecimento nas formas de uso das iscas e domínio de técnicas específicas de arremesso mais precisas para colocar a isca na posição correta.

Ao utilizar suas iscas, é crucial saber a preferência alimentar do peixe e somar isso com a consideração do ambiente específico de pesca.

Isto vai ajudar você a definir qual a técnica de nado da isca você vai utilizar para atrair o peixe com maior facilidade.

Conclusão

O Tucunaré é um dos peixes mais cobiçados pelos pescadores, seja para realizar a pesca esportiva, para se divertir ou até mesmo para consumo.

Independente do seu objetivo, saber detalhes da alimentação deste peixe vai fazer com que você o veja com outros olhos.

Então, agora que sabemos que o tucunaré é um verdadeiro “comilão” e curte um cardápio diversificado, que tal aprender os segredos para capturar os maiores? 

Conheça o Guia Método Passo Zero, seu parceiro na jornada da pesca com iscas artificiais, desde o básico até as técnicas mais avançadas.

Aprenda como conectar a isca ao comportamento do tucunaré, dominando técnicas e métodos nunca vistos, entender as sutilezas de cada tipo e modelo de isca, transformando-as em um verdadeiro ímã de atrair os Tucunarés. 

O guia vai além, desmistificando os mitos, corrigindo erros, ensinando você a tirar o melhor proveito de cada uma das iscas e equipamentos que você já tem.

Mesmo que você seja iniciante, já pesca há algum tempo, mas tem dúvidas para sanar ou se é experiente e busca aprimoramento das suas técnicas.

Este Guia é a chave para conquistar os resultados que você sempre quis. 

Não perca mais tempo, embarque nessa jornada agora e transforme sua atividade de lazer em uma experiência única!

Conheça o Guia Método Passo Zero do zero ao avançado na pesca com iscas artificiais e se torne uma referência na pesca de tucunarés para todos ao seu redor!

Artigo anteriorO que é Daiwa TWS?